Discos de Vinil: Um Estilo de Vida

Esse é um costume que para alguns ficou na memória, mas para muitos ainda é paixão e hobby. Ouvir um disco de vinil vai muito além do clique rápido do mp3 ou do smartphone.

Existe um ritual pelo qual muitos prezam. “É uma coisa mais de tocar, de pegar, né? Todo um ritual de você tirar da capa, de você colocar na vitrola, colocar a agulha”, afirma o psicanalista Rafael Smeke, fã e colecionador de vinil.

Outro desses apaixonados pelos famosos bolachões é o comerciante Gilberto Almeida, o Giba, que além de ter mil vinis em sua casa, é dono de uma loja de discos em Campinas (SP), onde estão mais de cem mil exemplares. Um verdadeiro colecionador.

Ele já chegou a ter 2.500 exemplares na sua casa, mas sua esposa, a representante comercial Lucia Bazan, estabeleceu um acordo para colocar um limite de discos em casa. “Nós chegamos a um acordo, eu falei ‘qual é o número que você quer para você se sentir bem em casa?’, porque ele ouve, não é que ele só tem, todos os dias, e ele tem critérios para ouvir”, conta Lucia. Foi assim que chegaram no número mil, nem mais nem menos.

estilo-001

A paixão é antiga. “Nasceu comigo”, afirma Giba. Seu primeiro contato foi em 1955 com rock dançante de Bill Haley. A partir dali o comerciante passou a andar sempre com um disco debaixo do braço. “Eu me sinto muito bem ouvindo música, eu gosto, eu relaxo demais… dificilmente eu fico nervoso, eu acho que não tomo comprimido há mais de dez anos”, afirma Gilberto.

Cuidados

O disco de vinil merece toda a atenção e cuidado. Qualquer risco em sua superfície pode inutilizar o bolachão. Por isso, o Gilberto deixou algumas dicas de cuidados para preservar as raridades que você encontra por aí.

A limpeza é importante, mas deve ser cuidadosa. Não utilize nenhum produto que tenha solvente. O sabão de coco é a melhor opção, pois, segundo o colecionador, tem pH neutro. Com uma esponja macia úmida com o sabão, lave o disco levemente e deixe secar.

O manuseio e o armazenamento devem ser cuidadosos também. Deixe os discos guardados em pé. Evite deixá-los na horizontal com peso em cima, para que não quebrem.

Se você se interessou pelo vinil e quer começar a ouvir os bolachões, o Giba deixa uma dica. Segundo ele, você encontra facilmente toca discos na internet por preços acessíveis ou em lojas de discos.


Fonte: GSHOW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *