Os discos de vinil estão de volta às prateleiras das melhores lojas de música. Uma memória viva de um tempo áureo da indústria fonográfica, os famosos bolachões têm várias peculiaridades. Uma delas diz respeito as rotações por minuto, que se dividem em 33, 45 e 78 rpm. A rotação indica a quantidade de voltas que o disco dá por minuto.
Geralmente os discos menores (chamados de compactos) são tocados a 45 rpm, enquanto os grandes (chamados de LP´s ou 12 polegadas), funcionam a 33 rpm. Os discos mais “especiais” e raros, chamados de goma-laca, verdadeiros tesouros para os colecionadores hoje em dia, eram tocados a 78 rpm, fazendo com que fossem bem mais pesados e frágeis. Quando sofriam quedas, quebravam de modo semelhante a uma peça de porcelana.
Uma das principais “brincadeiras” com o disco era tocá-lo na rotação errada. Quando colocado em uma rotação mais baixa, o som ficava mais distorcido e grave. Quando colocado em um regime rotacional maior, o som era ridiculamente agudo – podendo ficar ainda mais engraçado quando colocado em 78 rpm.
Modelo predominante
Com a evolução da música, foi ficando cada vez mais comum ver apenas LPs de 33 rpm, fazendo com que a indústria fosse desestimulada a produzir modelos de vitrola com a terceira opção, de 78 rpm. Apenas alguns modelos hoje em dia apresentam essa função, mesmo porque é considerado também uma raridade encontrar os discos que rodem nessa velocidade.
A história de cada modelo
O disco de 33 foi introduzido no mercado pela gravadora Columbia em 1948. Ficou popular entre o final dos anos 50 e começo dos 60, quando consolidou a preferência da indústria e dos consumidores. Já o modelo de 45 rpm foi concebido pela RCA Victor em 1949, para substituir os pesados goma-laca (apesar de ser menor que os outros modelos). Para fazer o modelo entrar na moda, a RCA lançou estojos inteiros de sinfonias com essas rotações, além de vitrolas que só tocavam nessa rotação. Porém, o disco de 33 rpm se mostrou superior para os discos de várias faixas.
No caso do disco de 78 rpm (que costumava variar entre 60 e 120 rpm), ele já era usado como uma velocidade “standard” em 1910, mas em 1960 eles deixaram de ser produzidos, ou passaram a ser adotados apenas para edições muito especiais.